Missão
A Plataforma de observação do HIV, é a parte do Observatório Nacional de Saúde responsável por reunir e analisar toda informação relevante sobre o HIV no país, e divulgar no website do ONS. Está plataforma é co-presidida pelo Programa Nacional de Controlo de ITS HIV/SIDA e pelo Instituto Nacional de Saúde.
Tem a missão de geração de evidência científica e promoção do uso deste conhecimento para a avaliação das políticas de saúde existentes e para a formulação de novas políticas necessárias para a redução de iniquidades, melhoria da saúde e bem-estar da população moçambicana, particularmente os indivíduos infectados pelo HIV.
Atribuições
- Analisar de forma contínua os indicadores de saúde de HIV usando as diferentes fontes de dados existentes de Moçambique.
- Realizar monitoria integrada dos sistemas e do estado de saúde da população vivendo com HIV usando conteúdos e funções de sistemas de monitoria existentes em Moçambique.
- Congregar a multidisciplinaridade (instituições do Governo, Organizações Não Governamentais, instituições privadas, associações profissionais, entre outras) para a produção e divulgação de informação sobre o HIV e áreas relacionadas.
- Promover a troca de experiências e advocacia para o desenvolvimento de sistemas e acções em saúde pública.
- Disponibilizar uma visão sistemática nacional da saúde na área de HIV (incluindo elementos descritivos, analíticos e interpretativos) que cubram simultaneamente a situação, determinantes de influência e o papel dos sistemas de saúde em diferentes sectores.
- Fornecer informação credível que orienta aos fazedores de política, investigadores, comunidade científica e a comunidade em geral que seja útil para apoiar na planificação e tomada de decisão na área de HIV e outras áreas relacionadas.
- Promover o uso de informação produzida pelo ONS para a melhoria de saúde e bem-estar do povo Moçambicano.
Membros
- Instituto Nacional de Saúde,
- Programa Nacional de Controlo de ITS HIV/SIDA,
- Programa de Prevenção de Transmissão Vertical (PTV),
- Conselho Nacional de Combate ao HIV/SIDA (CNCS),
- ONUSIDA,
- OMS
- UNICEF,
- Instituto Nacional de Estatística (INE),
- Observatório de Recursos Humanos para Saúde em Moçambique
- Centers of Disease Control and Prevention (CDC),
- U.S. Agency for International Development (USAID),
- University of California at San Francisco (UCSF),
- Medecins Sans Frontieres (MSF),
- Comunidade Santo Egídeo.