Observatório Nacional de Saúde realiza Reunião do Comité Consultivo

Foto de Familia ONS

O Observatório Nacional de Saúde (ONS) realizou esta sexta-feira, 05 de Agosto, nas instalações do Ministério da Saúde, a reunião do Comité Consultivo (CC), um órgão que junta membros, entre outros, para apreciar o plano e relatório anual, e ainda aconselhar sobre as actividades técnico-científicas.

O abertura do evento foi orientada pelo Co-presidente deste órgão, Ilesh Jani, que na intervenção enalteceu a realização do CC pois “é uma oportunidade para que possamos colocar em revista as actividades que temos desenvolvido como Observatório Nacional de Saúde, e aquelas que perspectivamos realizar a curto, médio e longo prazos”.

Ilesh Jani – Co-Presidente do ONS

Nesta sessão, foram apresentados o plano de actividades de 2022/23, o balanço das actividades realizadas em 2021, e as linhas orientadoras do relatório anual relativo ao ano de 2022. Das apresentações feitas foram feitas recomendações, sendo a necessidade de maior visibilidade para as acções/actividades do Observatório, como também a contínua aposta na análise de dados, na geração de evidências e propostas para influenciar políticas de Saúde em Moçambique.

O encerramento da sessão foi feito pelo Co-presidente Quinhas Fernandes, que incentivou os membros do ONS para a aposta na produção de evidências e divulgação dos resultados de investigação científica. Neste sentido, desafiou as plataformas do ONS “a nossa expectativa é ver uma maior produção científica, é ver mais resultados de pesquisa a serem realizadas pelas plataformas, e que se criem sessões, sejam mesas redondas ou outros eventos para a sua divulgação”.

Quinhas Fernandes – Co-Presidente do ONS

Refira-se que a próxima reunião do Comité Consultivo do ONS, extraordinário, terá lugar em Novembro próximo, e constituirá, entre outros, uma oportunidade para a apresentação de resultados e ou trabalhos desenvolvidos pelas plataformas.

O ONS é um centro nacional virtual para observação sistemática e permanente da saúde e bem-estar da população. É constituído por 7 plataformas, nomeadamente: Plataforma de Observação da Saúde da Mulher e da Criança, Plataforma de Observação de Clima e Saúde, Plataforma de Observação de HIV, Plataforma de Observação de Resistência Antimicrobiana, Plataforma de Mortalidade, Plataforma Sistemas de Saúde, Plataforma de Análise de Cenários e Impactos de Medidas de Controlo de Epidemias.

Leave a Reply

Your email address will not be published.